segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Raul Seixas


     Louco ou Gênio? Com certeza são muitos os adjetivos que encontramos para classificar o músico e compositor Raul dos Santos Seixas, nascido em 28 de Junho de 1945, em Salvador na Bahia. Filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas. Em sua infância teve forte influência do rock'n'roll americano e da boa e velha música nordestina, como o baião e o xaxado. Essa mistura de estilos originou o som que Raul Seixas nos deixou de herança.
     Em 1962 Raul montou sua primeira banda, Os Relâmpagos do Rock, que mais tarde se tornaria The Panthers e finalmente Ralzito e os Panteras.
     Com o apoio de Jerry Adriani Ralzito e os Panteras saíram em turnê abrindo os shows do Jerry. Em 1968 gravaram o seu primeiro LP que não alcançou a repercussão de nível nacional que Raul tanto almejava. Com isso voltou para Salvador possivelmente pretendendo abandonar a música. Mas (para nossa sorte) saiu novamente da Bahia e se tornou produtor na CBS, onde produziu e compôs músicas para Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps, Trio Ternura, Sérgio Sampaio, entre outros da época. Perdeu o emprego por produzir e gastar dinheiro sem o conhecimento dos seus superiores na produção do LP, "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10". (Ô nomezinho grande pra um disco).
     A fama nacional só veio mesmo em 1972 quando Raul conseguiu classificar duas músicas no Festival Internacional da Canção (promovido pela Rede Globo). Participou com "Let Me sing Let Me Sing" (com a qual chegou as finais) e "Eu Sou EU, Nicuri é o Diabo". Por ter se saido bem, conseguiu contrato com uma gravadora, a Philips Phonogram. Lançando o compacto "Let me Sing, Let me Sing". Seu segundo compacto, "Ouro de Tolo", foi seu primeiro grande sucesso.
     Em 1973 lançou o LP "Kring-Ha Bandolo!" com as primeiras músicas que compôs em parceria com o companheiro de estudos esotéricos Paulo Coelho. Raul e Paulo começaram a formar em parceria o grupo Sociedade Alternativa, anarquista, baseado na doutrina de Aleister Crowley e também destinado a estudos esotéricos. No mesmo ano Raul, Paulo e as respectivas esposas (Edith e Adalgisa) foram exilados nos Estados Unidos, por causa da iniciativa de criar a Cidade das Estrelas.
     Voltaram ao Brasil em 1974 em meio ao sucesso do LP, "Gita", possivelmente o seu lançamento com maior número de vendas e melhor repercussão, ganhando discos de ouro e participando da trilha sonora da novela O Rebu (exibida entre 04/11/1974 e 11/04/1975). Lançou, após esse, vários outros LPs de sucesso como, "Novo Aeon", "Há 10 Mil Anos Atrás" (último em parceria com Paulo Coelho), "Raul Rock Seixas", "O Dia Em Que a Terra Parou".
     Após uma fase de crise, na qual as vendas caíram e houve um boicote de gravadoras, estourou novamente em 1978 com a música "Carimbador Maluco" do LP "Raul Seixas", parte do especial infantil Plunct Plact Zumm da Rede Globo. Seguiram-se os discos "Metrô Linha 743", Uah Bap Lu Bap La Bein Bum (com o que seria seu último grande hit, "Cowboy Fora da Lei") e "A Pedra do Gênesis", que deveria ser apenas parte de um projeto maior chamado Opus 666 que não chegou a ser lançado).
     No início da década de 80 Raul Seixas começou a apresentar problemas de saúde, consequencia do consumo exagerado de álcool. Apesar disso não parou de lançar discos e projetos: "Mata Virgem", "Por Quem os Sinos Dobram", "Abre-te Sésamo", são apenas alguns exemplos.
     Em 1988 Raul passou a compor, gravar e fazer shows com o também baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus.
     Em 21 de Agosto de 1989 Raul Seixas morre de um ataque cardíaco em virtude de problemas causados pela bebida. Estranhamente após a sua morte teve o seu talento mais reconhecido do que nunca, conseguindo a cada dia mais seguidores, sendo lançados registros inéditos e coletâneas, todos grandes sucessos com ótimas vendas.
     Se quiser dar uma olhada na discografia completa desse grande artista brasileiro acesse Território da Música e dê uma conferida.

E assim termina essa primeira postagem de uma serie na qual trarei a biografia de grandes nomes da música brasileira e outras pessoas que fizeram a diferença no mundo.

1 comentários:

Kaic disse...

"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal" Raul Seixas.

Postar um comentário

Um pouco sobre mim

Minha foto
João Pessoa, Paraiba, Brazil
Um cara de ideias simples, um pouco confuso as vezes. Que ama, que ri, que chora, que vive. Que contempla a beleza da vida com olhos de admiração e crítica. Assim sou eu ^^